A avaliação psicológica como aliada do cuidado em saúde mental
A avaliação psicológica costuma ser conhecida por meio de algumas de suas etapas, especialmente pela aplicação de instrumentos e testes psicológicos padronizados e pela emissão de documentos psicológicos, tais como laudos, atestados e relatórios. No entanto, é sempre importante lembrar que a avaliação psicológica é um processo que vai além de seus instrumentos e de seus produtos finais. Fatores como o contexto histórico e social da pessoa avaliada devem sempre ser considerados, sendo de suma importância a experiência profissional para lidar e tirar conclusões a partir dessas diversas fontes de informação.
A AVAX Psi foi construída pensando-se em todas essas etapas do processo de avaliação psicológica, desde o cadastro e identificação da demanda, até a emissão de documentos psicológicos, incluindo a automação de partes da escrita dos resultados e o fornecimento de alertas que facilitam e qualificam o trabalho dos profissionais que utilizam a plataforma. No entanto, a plataforma também permite um uso mais flexível, que não necessariamente culmina na emissão de um documento psicológico. É o que tem acontecido no contexto clínico, por exemplo, no qual os módulos independentes de avaliação psicológica têm sido utilizados para direcionamento e acompanhamento dos cuidados com os pacientes atendidos via plataforma. Neste sentido, vemos a AVAX Psi sendo utilizada para a implementação de uma prática clínica denominada Cuidado Baseado em Medições ou Measurement-Based Care (MBC), na terminologia em inglês.
O MBC pode ser compreendido como um tipo de organização sistêmica de dados destinada ao diagnóstico e condução do tratamento clínico junto ao paciente. Em outras palavras, trata-se de uma forma de aplicação de instrumentos e testes padronizados na qual o paciente participa ativamente e se apropria das informações obtidas em conjunto com a(o) profissional que está conduzindo o caso. Tal prática permite que o paciente compreenda melhor seu estado atual e consiga visualizar de forma mais clara seus progressos ao longo do tempo, tendo sido demonstrado cientificamente que o uso de medições potencializa o sucesso do tratamento clínico.
Um exemplo deste tipo de utilização dentro da AVAX Psi é a aplicação repetida ao longo do tempo do módulo de percepção sobre saúde e qualidade de vida, que permite a mensuração desses aspectos em escalas que variam de 0 a 10, facilitando a compreensão dos resultados e a discussão dos progressos do tratamento entre o paciente e a(o) psicóloga(o). Atenta ao que está sendo demandado pelos profissionais que utilizam a AVAX Psi, nossa equipe tem trabalhado para que cada vez mais recursos desse tipo sejam adicionados à plataforma, de modo a qualificar ainda mais os atendimentos prestados em saúde mental.
Ilustração: Raw Pixel – br.freepik.com